segunda-feira, 16 de abril de 2012

Plano de Aula - Língua Portuguesa

Estrangeirismos no do dia- a -dia

Objetivos
Identificar o uso de expressões estrangeiras usadas no cotidiano. Conscientizar os alunos do que eles já sabem

Conteúdos
Estrangeirismos
Caso genitivo (genitive case ou -s)

Ano
6º ano

Tempo estimado
Cinco aulas

Material necessário
Cartolina e pincéis atômicos
Conteúdo relacionado
Reportagem
Desenvolvimento
1ª Etapa Verifique as expressões que os alunos conhecem em inglês. Pergunte se eles vão ao shopping. O que significa essa palavra? E, no computador, que palavras surgem? Peça que os alunos façam uma lista de estrangeirismos do dia-a-dia. Escreva no quadro os termos e pronuncie-os com a classe.

2ª Etapa Hora de classificar as palavras escolhidas. Apresente à turma um painel de cartolina com as seguintes divisões: technology, food, stores, others (tecnologia, comida, lojas, outros). Explique o significado das categorias sem traduzi-las: use gestos e exemplos simples, como hambuguer is food. Divida a turma em grupos e proponha que cada um organize as expressões relativas a uma categoria. Entregue tiras de cartolina em branco e peça que escrevam nelas as palavras selecionadas. Os alunos devem colá-las no painel embaixo da coluna correta.

3ª Etapa Entre as palavras sugeridas, escolha algumas terminadas em -s: Habibs, Bobs, McDonalds... Pergunte o que os três nomes têm em comum. Leve-os a perceber o uso do -s (o caso genitivo) e explique que a terminação indica posse ou seja, que a lanchonete pertence ao Habib, ao Bob ou ao McDonald. Peça à classe que cite lojas locais que levam o nome do dono: Toninho Bar, Pizzaria Fabrício... Como ficariam se seguissem a regra dos nomes de estabelecimentos em inglês? Transforme alguns exemplos com os alunos (Toninhos, Fabrícios) e deixe-os exercitar com outros.

4ª Etapa Para finalizar, sugira que os alunos criem um estabelecimento, desenhem um logotipo (símbolo que o identifica) e dêem a ele seus nomes usando o caso genitivo.

Avaliação
Registre a evolução de cada aluno, obervando a participação na pesquisa das palavras, na montagem do painel e na pronúncia. Confira se os que já estudam inglês seguem motivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário